Haja paciência!

Longas filas são realidade para os usuários do Riocard em Niterói

Falta de outros postos na cidade indigna clientes do serviço

A cidade tem um papel vital como ponto de conexão para municípios vizinhos
A cidade tem um papel vital como ponto de conexão para municípios vizinhos |  Foto: Lucas Alvarenga

A impaciência e a frustração de esperar em filas longas são sensações familiares a todos. Contudo para os usuários da empresa Riocard Mais em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, esta é uma queixa constante. A cidade tem um papel vital como ponto de conexão para diversas localidades vizinhas, como Rio, São Gonçalo, Maricá, e Itaboraí, entre outras, mas, atualmente, só conta com um único ponto de atendimento físico, localizado no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro.

A carência de pontos de atendimento em diversas cidades da região cria uma sobrecarga no ponto de Niterói, de acordo com os usuários. As pessoas trabalham na cidade ou utilizam o Terminal Rodoviário veem esta opção como a mais conveniente, o que faz com que a loja física em Niterói não atenda apenas a sua população local, que conta com aproximadamente 500 mil habitantes, mas também a população do Leste Fluminense, que ultrapassa a 1,5 milhão de habitantes.

O drama nas filas

Maria Santos, estudante de 23 anos que reside em São Gonçalo e depende diariamente do Riocard para se locomover até a Universidade Federal Fluminense (UFF), compartilha como é desgastante a espera para ser atendida.

Muitas vezes, sinto que passo mais tempo na fila do que dentro do ônibus. Além de ser fisicamente desgastante esperar, é ainda mais frustrante quando chega lá dentro para ser atendido e não somos tratados bem. Não é possível que uma cidade tão grande quanto Niterói tenha apenas um único ponto de atendimento presencial. Maria Santos, usuária

Carlos Oliveira, um segurança de 40 anos que mora em Maricá e trabalha em Niterói, compartilha do mesmo sentimento.

"Eu saio mais cedo de casa só para evitar a fila, mas ainda assim acabo atrasado para o trabalho" e ainda completa: "Sempre que preciso da Riocard, é uma verdadeira provação. Já desmarco todos os meus compromissos e aceito que vou passar horas na fila. Isso é um absurdo. Por mais que tenha outras lojas físicas nas cidades vizinhas, todo mundo sabe que Niterói é o principal ponto, pois muita gente trabalha por aqui". 

Niterói é o principal ponto de conexão para diversas cidades vizinhas.

A situação se agrava ao considerar que, embora existam lojas físicas da Riocard em algumas cidades do Leste Fluminense, como São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, e Magé, ainda há notáveis ausências, como em Rio Bonito, Guapimirim, e Tanguá. Além disso, na Região dos Lagos, os usuários têm que se deslocar até Macaé, no Norte Fluminense, para acessar o atendimento presencial, pois é o único município da região que possui a loja física. 

Usuários da Região dos Lagos só possuem um único ponto de atendimento.

Lara Gonçalves, enfermeira de 32 anos, mora em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e compartilha suas experiências e sentimentos sobre a falta de opções da Riocard em sua cidade e a dependência do serviço em Niterói, onde trabalha. 

Como uma moradora da Região dos Lagos que trabalha em Niterói, meu dia a dia é uma verdadeira maratona. Acordo cedo para pegar o ônibus para Niterói, e uma das minhas principais preocupações é em relação ao Riocard. Acontece que, em Cabo Frio, simplesmente não há uma loja física para resolver nossas necessidades relacionadas a esse serviço. Lara Gonçalves, usuária

O que diz a empresa

A empresa Riocard Mais informou que a loja em questão tem um índice de 97% de satisfação dos usuários.

"Monitoram diariamente o atendimento em suas lojas, sempre em busca de melhorar o serviço oferecido aos seus clientes. Pesquisas de satisfação são contínuas e permitem um controle de vários itens de qualidade do atendimento prestado", disse em nota a empresa. 

Em relação às filas relatadas, a empresa informou ainda que o aumento do número dos atendimentos nas últimas semanas deveu-se à necessidade de atualização cadastral do Bilhete Único Intermunicipal (BUI). 

"Essa atualização gerou uma demanda maior de clientes no espaço. É preciso esclarecer, no entanto, que o procedimento é feito exclusivamente pelos canais digitais, o que foi amplamente divulgado na mídia. Mesmo assim, a Riocard Mais não negou atendimento a nenhum cliente que procurou a loja com o intuito de tratar deste assunto". 

A empresa não esclareceu o número de usuários do Riocard no Leste Fluminense e na Região dos Lagos. 

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